Campanha Seja Livre

Conceito

Conceito de Software Livre

Software livre é um conceito defendido pela Free Software Foundation, bem como por várias outras organizações e pessoas individualmente,que significa qualquer programa de computador que possa ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem nenhuma restrição. Para que um software seja considerado como livre é importante que ele venha acompanhado por uma licença que garanta aos seus usuários as quatros liberdades abaixo e que o seu código fonte esteja acessível:

  • Liberdade 0: A liberdade de executar o programa para qualquer propósito.

  • Liberdade 1:  A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo as suas necessidades. O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para essa liberdade.

  • Liberdade 2: A liberdade de redistribuir cópias do programa, de modo que você possa ajudar seu próximo.

  • Liberdade 3: A liberdade de modificar o programa e liberar estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie. O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para essa liberdade.

Gratuidade

A definição de software livre não significa que o programa seja gratuito. Um software livre pode ser vendido. No entanto, uma vez adquirido o software, o comprador tem direito às quatro liberdades e, consequentemente, pode redistribuir o programa de graça ou por um preço menor. Na prática, a maioria dos desenvolvedores de software livre distribui seus programas gratuitamente pela Internet.
 

CopyLeft

Copyleft é uma condição presente em algumas licenças de software livre que tem por objetivo fazer com que um programa continue livre. A condição consiste em exigir que toda cópia redistribuída do software, modificada ou não, também seja livre.

GPL

A GNU GPL (General Public License) é um tipo de licença de software livre criada pela Free Software Foundation que inclui a condição de Copyleft.